Super-Heróis e Religião: Isso sim é nonsense!!!

Desculpa, mas todo vez que abordar religião eu vou falar do cristianismo, porque eu conheço e sei que não vou falar merda. Se vc quiser fazer uma comparação com outra religião nos comentarios, fique avontade...

Quando vc ve a imagem que ta no blog, vc se pergunta "WTF??? QUI NERD!!!". Mas tem um propósito e uma critica através da metáfora dessa imagem...

Quando se fala em Super-heróis, o que vem primeiro na sua cabeça? A resposta é unânime: Superman! O Superman foi criado por dois judeus e foi sua criação que inventou o termo "Super". Só pra se ter uma noção, antes do Superman o herói mais famoso e preferido era o Tarzan. Deu pra sacar a diferença?

O Superman é um herói messiânico, ou seja, ele veio a Terra pra nos salvar e pra abrir os nossos olhos sobre como devemos ser e agir. Isso é familiar??? Não só no cristianismo, mas em outras religiões essa característica pode ser notada... Buda, Jesus e outros tem essas mesmas características.

Cada super-herói é nada mais nada menos que a religião em prática. Sim, eu explico. Como eu ja disse, para ser um bom Cristão, vc deveria amar as pessoas e lutar pelos mais fracos e pela justiça e igualdade. Dito isso, o que um um super faz?

Super-heróis são a REPRESENTAÇÃO METAFÓRICA ABSOLUTA, para o cristianismo. Sim, digo isso porque não consigo imaginar uma metáfora melhor.

Qual o motivo para o Superman, com toda sua onipôtencia, fazer oque faz? Ele pode ter tudo oque quiser, na hora que quiser... então porque não o faz?

O que faz o Batman e o Captão américa fazerem o que eles fazem?

Qual o motivo que fez Jesus ter feito o que fez?

Acho que vc pegou o ponto.
Como todo Super, tem seus "poderes". Poderes, pra mim, significa a capacidade de fazer algo, uma parte do verbo "poder" conjugado fica "Eu posso". E cada super tem uma roupa, uma mascara e um poder exclusivo de cada personagem. E todos ele representam uma coisa metafórica distinta:

A Roupa: por ser ridícula, ela demonstra que vc não precisa ser de um alto nível social ou qualquer outra coisa, com a roupa vc não é diferente das pessoas pelo o que vc tem, a roupa é uma representação de Humildade.

A Mascara: ela é de fato pra proteger a identidade, mas acaba servindo pra nos mostrar que fazer o bem não requer nada em troca. Mostra que fazendo o bem, você esta abdicando glória e ibope e podendo ser outra pessoa. Esquecendo seu passado e sua vida pessoal, afinal, vc não precisa dela pra fazer o bem pras pessoas ou para demonstrar amor.

O Poder: Essa diz que devemos fazer o que esta no nosso alcance!!! Esse é o mais importante! Vc não precisa fazer nada mais nada menos daquilo que vc PODE! Isso se remete a pessoas que vendem a casa pra dar pra igreja. Vc deve sim ajudar a igreja que vc vai, mas nada além daquilo que VC PODE!... Para fazer o bem, faça como pode, aquilo que esta no alcance de ser feito.

Tem coisa mais Cristã que isso??? Somente Jesus na essência.

Super-Heróis não são histórias SOMENTE pra crianças, são metáforas para nossa vida.
É assim que TODOS DEVERÍAMOS SER, assim que deveríamos agir...

Sim isso é a coisa mais NONSENSE de engolir!

Comentem e digam se concordam ou not e dê sua opinião.

o/

4 comentários:

  1. só nao imagino jesus com uma tanginha por cima da calça.. mas de resto concordo com o que disse, rsrsrs

  1. Discordo totalmente, Helder, meu jovem. O superman nada tem a ver com a religião. Esse tipo de heroi americano serviu para mostrar para a população o quanto o povo americano é superior aos outros. Pq vc acha que o Capitão América é azul e vermelho (cores da bandeira estadounidense)? Pq o superman tem as mesmas cores?
    Esses super-herois nada mais são uma forma de manipular a população para que o exército, os "super-herois americanos", tenha apoio em tempos de guerra.
    Só minha opinião :P

  1. Sim, sei disso.
    Mas ja parou pra pensar qual povo fundou os Estados Unidos e qual a mensagem que eles usavam pra fazer as pessoas ficarem a favor deles na Guerra?
    Os Estados Unidos foi fundado, e hoje sua maioria é de cristãos protestantes. Como eles poderiam fazer o povo ir pra Guerra se eles não usassem desses artificios? Pode ser por uma coisa errada, mas com a idéia certa.

    Não to defendendo os EUA, eles fazem umonte de merda e talz, mas eles conseguem justificar e maquiar seus propósitos muito bem...

    É aquele velha história de usar da idéia certa pra fazer a coisa errada...

    Mas completando seu argumento, ele esta certo e não descordo. "Mas se seu povo é extremamente religioso, vamus maquiar uma idéia religiosa pra eles irem pra guerra..."

  1. so acrescentando sobre o q o helder falo, o lance é q apesar de em várias capas de gibis antigos, heróis como batman e superman saiam em capas guiando soldados para a linha de frente, pilotando carros de combate ou até mesmo lutando contra nazistas e toda outra forma q os E.U.A. consideram errado pra eles, o q eu entendi é q agnt deve ver o geral, o todo, ou seja os heróis lutavam contra o bem maior e deixavam de lado muitas vezes até a patria por um bem maior: a justiça, e isso acontece bastante nos gibis do demolidor...

Postar um comentário